link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Logo
OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento
 OIPM - Observatório de Interações Planta-Medicamento   
ES
EN
PT
Notícias



Drogas ilícitas compradas na internet podem ser venenos, alertam os especialistas.
[ 2012-03-02 ]

Um estudo de caso, publicado pela “U.S. Centers for Disease Control and Prevention”, relata que dois homens de Oregon (E.U.A) ingeriram o que acreditavam ser uma droga recreacional – um derivado de uma anfetamina, 2C-E – comprada via Internet.

Mas o que realmente ingeriram foi anilina, um químico altamente tóxico usado em contexto industrial. Apesar do rótulo do produto referir que este não se destinava ao consumo humano, os dois homens consumiram-no.

Sofreram uma reação severa à medida que a hemoglobina se transformou em metehemoglobina (forma que impede que os glóbulos vermelhos se liguem ao oxigénio). Em consequência, a pele de ambos os indivíduos tornou-se azulada (cianose) devido à falta de oxigénio no seu sangue; um deles perdeu “os sentidos”. Ambos foram salvos após identificação do químico ingerido e respetivo tratamento.

Este caso vem relançar o debate sobre os produtos e riscos do que se vende/compra on-line. Os autores referem que no caso das drogas recreacionais o termo “research chemicals” é usado para se vender estimulantes evitando a regulamentação que proíbe o seu uso.

Bibliografia:
Severe Methemoglobinemia and Hemolytic Anemia from Aniline Purchased as 2C-E (4-ethyl-2,5-dimethoxyphenethylamine), a Recreational Drug, on the Internet — Oregon, 2011. Centers for Disease Control and Prevention, Morbidity and Mortality Weekly Report, February 10, 2012. [Consultado a 2 de Março de 2012].


Disponível em http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm6105a1.htm?s_cid=mm6105a1_w



Compete QREN European Union